inbix conectaNotíciasTalk

Talk inbix conecta: O Poder da Marca

By 26 de outubro de 2023 No Comments

No mais recente evento do inbix conecta, Flávia Barros e Rafael Zem da Porto Bureau realizaram um talk sobre “O Poder da Marca”, trazendo à tona uma reflexão sobre o significado de marca.

 

Uma marca, é muito mais do que uma representação visual. Ela é a concretização de uma promessa feita aos consumidores. Embora suas origens remontem à prática antiga de marcar gado, a noção de marca mudou substancialmente com o tempo.

No início do século XX, as marcas eram simples e diretas, descrevendo apenas as características dos produtos. Por volta de 1925, as propagandas passaram a adotar nuances ornamentais, destacando os benefícios dos produtos. Na década de 1950, as marcas começaram a se parecer mais com o que conhecemos hoje, enfatizando a experiência que os consumidores tinham ao interagir com os produtos. No início do século XXI, as marcas evoluíram para representar a identificação com a essência do consumidor e suas expectativas.

O que esperamos de uma marca é profundo. Buscamos pertencimento, conexões emocionais genuínas, diálogos significativos, experiências enriquecedoras, aprendizado e alinhamento com os valores da marca. Para construir uma marca sólida, a coesão e a consistência são cruciais, isso envolve a aplicação eficiente do branding, que combina a identidade da marca, a atuação da empresa e sua forma de comunicação. Uma marca sólida é icônica, distintiva, relevante e constante.

O branding não é apenas uma representação visual, é uma proposta de valor que representa a visão consistente da empresa. Isso não apenas agrega valor para os consumidores, mas também para investidores, fornecedores, a sociedade, o mercado e a mídia. O propósito é fundamental para uma marca sólida, não é algo que se cria, mas sim algo que se descobre na história da empresa, definindo como ela usa seus recursos para contribuir para um mundo melhor.

Uma marca sólida traz inúmeros benefícios, incluindo o aumento do valor do negócio, vantagem competitiva, preferência dos consumidores, relevância, crédito para novos lançamentos e serve como uma plataforma para novos empreendimentos que herdam os genes estruturados da marca-mãe.

O talk ressaltou a importância de uma marca sólida, mostrou que vai além da estética e desempenha um papel crucial no sucesso e na longevidade das organizações no cenário competitivo atual. Isso demonstra o compromisso da inbix em oferecer eventos que agregam valor aos seus stakeholders.

Bruno Fiuza

Author Bruno Fiuza

More posts by Bruno Fiuza

Leave a Reply