Imagine entrar no escritório numa segunda-feira e, ao invés da rotina habitual, perceber que o time está animado, trocando ideias e disputando desafios em tempo real. Não é fantasia. Empresas inovadoras já usam gamificação para transformar a cultura e impulsionar a inovação. O envolvimento das pessoas cresce visivelmente quando mecânicas de jogos são aplicadas no contexto de trabalho.
E não é só impressão: uma pesquisa da PlayerUm revelou que 96% dos colaboradores demonstram maior interesse nas ações gamificadas. Quando as regras mudam, todo mundo nota.
Talvez você já tenha reparado que repetir tarefas nem sempre traz resultados extraordinários. É aí que entra o jogo. Elementos como pontos, rankings e recompensas ativam sentimentos de conquista, pertencimento e desafio. Funcionários se sentem parte de algo maior. Até os mais céticos acabam participando.
Segundo dados da TalentLMS, 83% dos funcionários se mostram mais motivados com treinamentos gamificados e 89% acreditam no impacto positivo sobre o desempenho.
Um estudo apresentado pela Harvard Business Review mostrou que empresas que apostam em gamificação inovam até 4 vezes mais que suas concorrentes.
Já a Gallup identificou um aumento de até 20% no engajamento de colaboradores quando as práticas de gestão são gamificadas. E segundo a TalentLMS, 85% dos colaboradores se tornam mais engajados, sendo que 88% se dizem felizes trabalhando com mecânicas de jogos (fonte). É expressivo.
A Inbix aposta nessa ideia, aliando ferramentas digitais, educação imersiva e comunidade para que o engajamento não dependa só de iniciativas pontuais, mas se mantenha vivo no dia a dia da empresa.
Se ficou curioso sobre estratégias para inovar, veja também como ferramentas e processos podem apoiar a inovação, ou confira exemplos práticos de inovação incremental.
Engajamento nasce do envolvimento real, de sentir-se parte do jogo.
Engajar equipes por meio da gamificação é uma prática já testada. E funciona. Os dados, cases e experiências recentes mostram que vale tentar — mesmo que a estratégia não seja perfeita em todos os cenários e para todos os perfis.
Se você quer experimentar no seu negócio, a Inbix traz tecnologia, educação e networking em um ambiente propício à inovação. Crie projetos gamificados, engaje pessoas – e veja, aos poucos ou rapidamente, sua empresa sair do lugar.
Descubra na prática como a gamificação pode transformar sua equipe e potencializar conexões de inovação. Experimente o ecossistema inbix e leve seu time para um novo patamar.
Trata-se da aplicação de dinâmicas e mecânicas típicas de jogos (como pontos, badges, rankings e recompensas) para engajar colaboradores e estimular comportamentos desejados dentro das empresas. Não é criar jogos, mas tornar processos do dia a dia mais interessantes e desafiadores.
Pode ser feito com sistemas de pontos, competições amigáveis, desafios, celebrações públicas e feedbacks diferenciados. Soluções digitais como as oferecidas pelo inbix permitem começar com desafios simples e evoluir para projetos gamificados mais complexos à medida que o time se adapta.
Sim, estudos mostram ganhos expressivos. Pesquisas indicam que colaboradores se sentem até 20% mais engajados, mais felizes e propensos a aprender quando interagem com mecânicas gamificadas, especialmente em inovação e desenvolvimento.
Campanhas de ideias com premiação, programas de reconhecimento de colaboradores, plataformas de treinamentos com quizzes e rankings, desafios colaborativos entre setores e sistemas de missões são alguns exemplos bastante usados em corporações inovadoras.
O custo é variável. Pode-se começar com ações simples e baixo investimento, usando murais digitais internos e incentivos simbólicos. Para estratégias mais sofisticadas, plataformas como o inbix, com assistentes de IA e integração entre apps, oferecem funcionalidades personalizáveis de acordo com o porte da empresa e os objetivos de negócio.